Imagem de um prédio ilustrando o Patrimonio na Contabilidade

O que é Patrimônio na Contabilidade?

Podemos definir o que é patrimônio na contabilidade da seguinte forma: conjunto de bens e direitos de uma pessoa ou organização mais as suas obrigações.

Uma visão errônea portanto é achar que patrimônio constitui apenas os bens da pessoa. Não é raro dizermos “fulano tem um grande patrimônio” quando queremos dizer que a pessoa é rica. Esta forma de pensar está incorreta na contabilidade.

Alguém com mais dívidas que bens também pode possuir um grande patrimônio. Porém este será um patrimônio negativo.

Portanto, quando for lidar com o conceito de patrimônio na contabilidade, esqueça a visão que temos aqui fora. Lembre-se que deverá levar em conta os bens e direitos a receber, bem como as obrigações a serem pagas pela empresa.

imagem de uma corrida de jet skis no mar
Por trás de muitos bens podem existir muitas dívidas e possivelmente um patrimonio negativo

Entendendo Bens e Direitos

Podemos definir os bens de uma empresa ou pessoa como a soma de todos as coisas que ela possui. Os Bens, como o próprio nome diz, devem promovem um bem na vida da organização.

Podemos ainda dividir os bens em dois tipos: móveis e imóveis. Uma casa ou terreno podem ser considerados bens imóveis enquanto um carro ou caminhão como bens móveis.

Além dos bens, é muito comum que o lado positivo do patrimônio contenha os direitos da pessoa. Um direito é a capacidade de exigir alguma coisa.

Exemplos comuns de direitos são salários a receber, títulos, dinheiro na conta corrente, etc.

Imagem de um prédio corporativo
O prédio da empresa é um exemplo de bem imóvel

Obrigações

Para mensurar por completo o patrimônio, precisamos comparar os bens e direitos (lado positivo) com as obrigações (lado negativo).

As obrigações são compromissos de pagamento futuro que a empesa assumiu, suas dívidas. Por exemplo, ao comprar um produto parcelado, as parcelas restantes se transformam em obrigações. Essas obrigações deverão ser pagas na data combinada ou medidas negativas poderão ser tomadas pelo credor.

Os exemplos mais comuns de obrigações são salários a pagar, impostos a pagar, empréstimos, financiamentos, etc.

Operários chineses
Uma grande folha de pagamento implica em grandes obrigações trabalhistas

Conclusão

O conceito de patrimônio na contabilidade ajudá-nos a entender como a vida financeira de uma pessoa ou organização está indo. Se o patrimônio é positivo, é sinal que a vida financeira é organizada e produtiva.

Por outro lado, se o patrimônio for negativo, temos a certeza que as coisas não estão indo bem, ou poderão ir muito mal no futuro.

Referência

Contabilidade Básica / Capítulo 2 - 11ª Edição - José Carlos Marion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *