Ativo e Passivo – Uma Definição Para Leigos

Entender ativo e passivo é um grande desafio para iniciantes na contabilidade. Neste post apresento uma pequena introdução para leigos, a partir dos meus estudos.

Ativo

Quando falamos em ativo, falamos em algo bom, que faz parte da riqueza de uma pessoa ou organização. O ativo, via de regra, agrega valor, produz para seu dono.

A forma mais fácil de compreender o que são ativos é sem dúvida por exemplos. Por isto, vamos analisar alguns:

  • Imóveis – um tipo de ativo que gera abrigo, morada ou segurança para quem nele habita. Pode gerar receita de aluguéis e capital ao ser vendido.
  • Veículos – um ativo que gera capacidade de locomoção para seu usuário. Ao ser vendido, gera retorno financeiro para seu dono.
  • Máquinas – um bem capaz de participar diretamente da produção de produtos e serviços da empresa.
  • Estoques – bens que servirão de insumo, material e comporão os itens fabricados.

Importante notar que na contabilidade, um ativo é registrado inicialmente pelo seu valor de aquisição ou fabricação. Além disto, é representado no lado esquerdo do balanço patrimonial.

Ativos são compostos também pelos bens que a empresa utiliza para produzir

Passivo

Um passivo nada mais é que uma obrigação com terceiros. Quando uma organização ou pessoa contrai uma dívida, por exemplo, ela tem uma obrigação e, consequentemente, um passivo.

Na contabilidade, passivos podem ser vistos como obrigações exigíveis da empresa. Essas obrigações são muito conhecidas do empreendedor. Entre elas podemos destacar:

  • Salários a pagar a funcionários
  • Duplicatas e boletos a pagar a fornecedores
  • Encargos sociais como FGTS
  • Parcelas de um financiamento

O Passivo compõe o lado direito do balanço patrimonial. Através dele podemos entender o nível de endividamento de uma empresa. Quando o passivo cresce muito, de forma descontrolada, a empresa poderá passar por problemas graves. Em geral, é um dos principais indicadores de falência.

Sem dúvida os cartões de crédito estão entre as formas mais rápidas de aquisição de passivos

Ativo vs Passivo

Diferenciar um ativo de um passivo não é tarefa das mais fáceis. Mesmo com muita experiência e fundamentos, um profissional pode ter dúvidas. Para entender se algo é um ativo ou um passivo, precisamos conhecer a realidade por trás do fato.

Na contabilidade, o ativo são os bens e tudo que gera direitos. Porém, às vezes, esse direito ou bem gera um dever que poderá acarretar em um passivo.

Por exemplo, ao adquirir um veículo financiado, uma empresa contrai um empréstimo (passivo) e recebe um bem, o veículo (ativo). Para ter uma vida financeira saudável, esse veículo deverá trazer um resultado financeiro positivo maior do que o pagamento do empréstimo que a empresa contraiu, além de cobrir suas despesas.

Diferenciar um ativo de um passivo as vezes exige uma análise profunda do objeto financeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *